Em 2020, foram ofertados 19 cursos online pela Pró-reitoria de Pessoal. Os cursos foram coordenados e conduzidos por servidores da Universidade, que fizeram jus ao recebimento de GECC (gratificação por encargos de cursos ou concursos).

A Divisão de Desenvolvimento (DVDE), subordinada à Coordenação de Políticas de Pessoal, é a responsável pelo lançamento do edital dos cursos, do qual podem participar docentes e técnico-administrativos.

Os cursos ofertados podem ser realizados por todos os servidores ativos do quadro permanente que assim o desejarem, desde que cumpram os pré-requisitos.

Em 2020, em função da pandemia, foi a primeira vez em que os cursos foram realizados de maneira totalmente online. Foi uma novidade para a equipe da DVDE, coordenadores, tutores e cursistas.

No início de 2021, a DVDE realizou uma pesquisa para saber como as ações desenvolvidas foram avaliadas.

Período de aplicação dos questionários: 9/3 a 2/4/2021

- 601 servidores receberam os formulários por e-mail
- 260 responderam ao questionário

Quanto às respostas obtidas:

- 43,2% precisaram desistir de algum curso no qual estavam inscritos

Dos que precisaram desistir:
- 86% desistiram de apenas um curso

Sobre os motivos que levaram à desistência:

- 72 servidores tiveram falta ou dificuldade de acesso (problemas com computador, celular, internet)
- 67 afirmaram que os dias e horários eram insatisfatórios
-  49 servidores tiveram dificuldade de conciliar o curso com tarefas laborais/domésticas/de estudo

Obs.: Cada servidor teve a possibilidade de alegar mais de um motivo para desistência. Em função disso, o número somado dos motivos das desistências é superior ao número de servidores que desistiram de algum curso.

Quanto aos cursos concluídos:

- 62% concluíram algum curso

Os cursos foram considerados ótimos por 72%

Alterações para os cursos de 2021:

- Implementação da pesquisa de satisfação como atividade obrigatória para os alunos
- Flexibilização dos dias e horários para os alunos assistirem às aulas

RELATÓRIO COMPLETO

Acesse aqui o relatório completo da pesquisa: https://pessoal.ufrj.br/images/_pr4/Pdfs/Relatrio-sobre-Pesquisa-de-Cursos-2020.pdf