Da Inscrição:

Os cursos possuem estruturas específicas e prazos de inscrição e realização definidos, e seu público-alvo são servidores da UFRJ.
A partir de 2015, as inscrições são realizadas pela internet. Informações sobre como se inscrever devem ser obtidas através da página inicial do site.

O participante deve verificar se o evento de capacitação pretendido é compatível com seu cargo, ambiente organizacional e/ou atividades que exerce.
O participante deve possuir escolaridade compatível ao nível do evento de capacitação proposto, e anexar os documentos que comprovem os pré-requisitos informados na divulgação quando solicitado.

Ao se inscrever em um curso, o participante receberá no e-mail cadastrado um formulário indicando a liberação da chefia, que deve ser devidamente assinado e carimbado pela chefia imediata e entregue na primeira aula ao instrutor, no caso de curso presencial, e na aula inaugural, no caso de curso a distância. Caso o servidor não entregue o formulário assinado, sua inscrição será cancelada.

Das Vagas:

As vagas são preenchidas por ordem de inscrição, podendo ocorrer o seu preenchimento antes do término oficial das inscrições, uma vez que este número é limitado. Caso isso ocorra será providenciada uma lista de espera.
Os candidatos que estão na Lista de Espera e, por desistências de outros inscritos, obtiveram a inscrição concedida receberão um e-mail notificando o mesmo.

Da Freqüência:
Nos cursos presenciais, é obrigatório ter 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência/módulo, sendo reprovado por faltas, mesmo obtendo média final igual ou superior a 7,0 (sete).
Caso não compareça na primeira semana de aula terá sua inscrição cancelada e sua vaga disponibilizada ao próximo candidato da fila de espera, quando houver.
As faltas serão abonadas através da comprovação (documento datado, carimbado e assinado pela chefia imediata) que deverá ser entregue no prazo máximo de 15 dias a partir de sua ausência.
A ausência só poderá ser justificada por envolvimento em atividade na qual seja imprescindível sua presença no local de trabalho, ou por licença para tratamento de saúde do próprio ou de parentesco direto. Férias não serão abonadas.

Da Desistência/Trancamento do Curso:

A desistência de qualquer evento de capacitação, depois de efetuada a inscrição, deverá ser encaminhada a esta Divisão, por escrito, constando os motivos da desistência e a ciência da chefia imediata. Caso contrário, será impedido de participar de evento de capacitação pelo período de 3 (três) meses.
Os inscritos em evento de capacitação com carga horária superior a 180 horas/aula, a qualquer momento, poderão solicitar o trancamento. Neste caso, a DVDE garantirá a vaga, no máximo 12(doze) meses, caso contrário, considerará a inscrição cancelada.

Do Material Didático:
Os cursos oferecidos pela DVDE são gratuitos, contudo o material didático deverá ser adquirido pelo aluno no curso de idiomas. Conforme a Lei n° 9.610, 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), não permitimos a utilização de cópias.

Da Avaliação:
Para obter a aprovação, o participante deverá ter nota superior ou igual a 7,0 (sete), cuja avaliação será de acordo com o projeto de cada programa podendo ser pautado em provas, trabalhos e/ou desenvolvimento em sala de aula.
No curso de idiomas deverá ter nota igual ou superior a 7,0 (sete) nas provas escrita e oral. Caso obtenha 9,0 na escrita e 5,0 na oral, mesmo que sua média geral seja 7,0 estará reprovado.
No término do curso é fundamental o preenchimento do formulário de avaliação que englobará aspectos como instrutoria, didática, recursos audiovisuais, dentre outros.
Só será aceita a realização de 2ª chamada, após apresentação de Atestado Médico que deverá ser feito na aula subsequente à falta.

Da certificação:
A Certificação será concedida na conclusão de todos os módulos e/ou eixos do Programa.  Não há certificação parcial.

Informações complementares:
Eventualmente, alguns eventos de capacitação não serão oferecidos ou sofrerão alteração, em função de deficiência na infra-estrutura. Fique atento às informações no site!
Os casos omissos serão levados a apreciação da Supervisão Pedagógica que encaminhará ao julgamento do Diretor da DVDE.